terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seguir a Cristo

Custa-nos tanto compreender o ensinamento de Cristo! Custa-me tanto colocá-lo em prática! Vejo tantos exemplos, tantos santos, mártires e virgens e também famílias inteiras que sabem seguir Jesus e sinto que não posso aprender a fazer o mesmo. Vejo em mim apenas fraqueza e incapacidade, minha vontade é sempre frágil e inconstante, fortes as más inclinações de meu coração e eu fraco demais sempre pronto para cair.

Ouço Jesus mandando-me deixar tudo para trás e segui-Lo. Ouço Jesus mandando que eu não olhe para trás ao segui-Lo. Ouço Jesus mandando-me deixar para trás tudo, minha vida, meus amigos, minha família, riquezas, prazeres, meus planos e sonhos. Dei um passo e vejo-me aqui, mas sinto-me preso às mesmas cadeias do passado, sinto que olhei para trás e deixei-me prender por aqueles inimigos que nunca se cansam de me perseguir. Olho em volta e não vejo nada, nenhum consolo, nenhum alívio, vejo trevas, desilusão. Olho para mim e não vejo nada, nada de bom, nenhuma virtude, somente vício e pecado, maldade e melancolia. Deixo sair de mim este lamento tentando fazer que saiam o que trago com ele, lamento-me por minha fraqueza, por meus pecados, por minha fraca vontade, por meus medos, por minha inconstância.

Ouço de novo Jesus me mandando deixar tudo para trás e segui-Lo. Fá-lo-ei de novo? Devo fazê-lo, não posso esquivar-me da necessidade que livremente me impus. Lamentos, sempre os terei, mas a cada dia em menor número. O olhar presente, porém, sempre vê em tamanho maior o que mais perto está aos olhos e ao coração, e perto de mim está o mal que ainda tenho dentro de mim, maior que o passado, já distante e vencido. É grande meu inimigo, mesmo que talvez seja menor que os inimigos passados, mas é igualmente grande no tempo presente, enquanto está perto de meu coração. Porém vejo perto também o meu Cristo suspenso na Cruz, vejo-O elevado no madeiro sobre o Calvário, vejo-O erguido por mãos de homem sobre o altar. Ouço Sua voz me mandando segui-Lo. Fá-lo-ei de novo.

Ouço Sua voz e me arrependo dos erros de outrora, confesso a Ele meu pecado e Ele de novo me acolhe repetindo o chamado que no passado me fez. Enquanto faz Ele memória de meu sacrifício, eu faço do Seu, ouvindo Sua voz me mandando segui-Lo. Sigo-O de novo, comendo Seu Corpo e bebendo Seu Sangue em Sua memória.

Custa-nos tanto compreender o ensinamento de Cristo! Custa-me tanto colocá-lo em prática! A mim custa tudo e tudo sacrifico assim, outro tudo recebo de Deus e o sacrifício já não me é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário